sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O inimigo que enfrentamos


Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6.10-12)
O conhecimento total do inimigo e um respeito saudável pelas suas proezas são um preliminar necessário para a vitória na batalha. Paulo nos dá uma descrição completa e assustadora das forças organizadas contra nós (v. 12). Nossa luta não é contra seres humanos, mas contra inteligências demoníacas.
O pastor e teólogo John Stott nos ensina que os demônios têm três características principais:
1.       São poderosos. Não sabemos se principados e potestades se referem a diferentes categorias na hierarquia do inferno, mas os dois títulos ressaltam o poder e a autoridade que exercem.
2.     São malignos. Nossos inimigos espirituais empregam seu poder destrutivamente para o nosso mal. Odeiam a luz e não possuem qualquer moral nem código de honra ou sentimentos nobres. São totalmente inescrupulosos e implacáveis na procura de seus desígnios maldosos.
3.    São astutos. As ciladas do diabo tomam muitas formas, mas o seu maior êxito em astúcia é quando consegue persuadir as pessoas de que ele não existe. Negar a sua natureza é expor-nos ainda mais às suas sutilezas.
Por isso somos advertidos a nos tornarmos mais fortes, a resistirmos a essa obra perversa. Essa força de resistência não provém de nós; é fruto de uma caminhada estreita com o próprio Deus. A comunhão com Deus é a única maneira de resistir às armadilhas infernais, que procuram nos remover da nova condição de filhos de Deus.

Este enfrentamento de forças é terrível. Porém, em nenhum momento a obra de Deus estará ameaçada pelo Diabo. Deus não disputa força com ninguém. Sua glória e seu poder não são comparáveis. Por isso mesmo a armadura de Deus está a nosso dispor.

Sem comentários: